Este Blog pretende ser também um traço de união entre quem sente, interpreta e decide o Ambiente e a Qualidade de Vida.
Segunda-feira, 18 de Outubro de 2010

 

Sim, o título é uma afirmação.

 

Na maioria dos casos, a água da torneira é boa para consumo humano.

 

Muitos são os portugueses que, por dúvidas sobre esta questão, prefereem consumir água engarrafada.

 

A água para consumo humano distribuída pela rede pública tem de ser analisada, como a lei obriga, e existem valores que avaliam a sua qualidade. 

 

Anualmente é publicado um relatório que divulga a qualidade da água para o País e compara os resultados das análises de qualidade de água efectuadas para o ano transacto em relação a anos anteriores.  O último, referente a amostras recolhidas pelo País durante 2009, foi publicado a 30 de Setembro 

pela ERSAR, Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos. 

 

Este relatório anual sobre o “Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano” em Portugal referente a 2009, conclui que essa qualidade continua a melhorar consistentemente, revelando os resultados uma percentagem de água controlada e de boa qualidade na torneira do consumidor de 98%.

 E depois temos programas de comunicação social de pura desinformação, com análise de amostras sem qualquer validação estatística (basta comparar o número de amostras realizadas para o programa em relação ao número de amostras realizadas para o relatório de 2009 publicado pela ERSAR, de acordo com o estipulado por lei) e que fazem generalizações e conclusões erradas, com base no resultado dessas amostras, sobre a qualidade das águas para consumo humano. Se há programas jornalísticos que visam a informação, o Desta água beberei?, ao generalizar com amostras não significativas, está a desinformar.

 

Vale a pena ler o esclarecimento da ERSAR sobre este assunto aqui.

 

Terminamos esta nota com as recomendações da ERSAR:

 

Aos consumidores reafirmamos que bebem hoje uma água de boa qualidade em praticamente todo o território nacional. Recomendamos que consultem regularmente os resultados de qualidade da água do seu local de residência, através dos editais obrigatórios das entidades gestoras ou da consulta da informação detalhada da entidade reguladora, por município e por zona de abastecimento, disponíveis em www.ersar.pt.”

 

Também a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) – entidade não-governamental que representa e defende os interesses das entidades responsáveis pelos sistemas públicos de águas de abastecimento e de águas residuais e demais agentes a operar neste domínio em Portugal – se revê na posição veiculada pela ERSAR, contestando o referido "estudo". 

 

Nas 700.000 análises realizadas em 2009, apenas em cerca de 2% dos casos se verificaram incumprimentos dos valores paramétricos legalmente exigíveis, atestando o grau de cumprimento da legislação em vigor e desmentindo as afirmações do referido "estudo".

 

Bibliografia / Leituras recomendadas:

www.ersar.pt

Relatório 2009 da qualidade das águas para consumo humano

Como é gerida a água no meu município?

publicado por saqv_ps às 13:45
tags:

Realmente, como é que jornalistas e quercus fazem generalização a partir de cerca de 150 amostras por todo o País? É 1 erro crasso!!
Patrícia Ferreira a 18 de Outubro de 2010 às 16:45



mais sobre mim
pesquisar
 
Outubro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
15
16

17
19
20
22
23

24
27
28
30

31


Últ. comentários
pelo visto o plano do governo nao deu certo..
"Se as contas forem feitas de acordo com toda a ág...
Sinceramente estava mais que na altura... já a his...
Como é que é possível a média em Portugal ser de 1...
é isso ai, Alan, vc já expressou mto bem as palavr...
Parabéns á Sofia Guedes Vaz, pelo belo projeto des...
hf4YJU <a href=\"http://ukuhehkemvit.com/...
Está na hora do PS se ir embora
"As empresas de construção têm à sua disposição um...
Realmente, como é que jornalistas e quercus fazem ...