Este Blog pretende ser também um traço de união entre quem sente, interpreta e decide o Ambiente e a Qualidade de Vida.
Sexta-feira, 29 de Outubro de 2010

 

A marinha norte-americana estreou na semana passada um navio eco-friendly.

 

O novo navio vai utilizar combustível gerado, em parte, por algas marinhas. O barco pode transportar 24 militares e é mais veloz que uma frota de contratorpedeiros.

 

Dentro de cinco anos, adiantou ainda a Marinha norte-americana à Wired, o objectivo é ter uma frota de navios verdes – cerca de 10 barcos – que dependa unicamente de energias alternativas.

 

O navio utiliza uma mistura entre combustível movido a algas marinhas e a diesel (50%-50%). “Fizemos três corridas de grande força para obter o pico de velocidade para períodos específicos de tempo. Correu tudo bem”, explicou à revista norte-americana o chefe das operações navais para a divisão Energia e Ambiente, Philip Cullom.

 

De acordo com a marinha, cada embarcação utiliza cerca de 80 mil barris de petróleo por dia e a divisão de Energia e Ambiente pretende reduzir este número em metade até 2020. Os biocombustíveis e a energia nuclear são as alternativas.

 

“O nosso programa “verde” tem como pano de fundo a nossa capacidade de combate. Este programa energético fortalece a nossa segurança natural, mas também fortalece a segurança nacional – não seremos reféns de nenhuma fonte [combustível]”, explicou Cullom.

 

De acordo com o responsável, os altos e voláteis preços do petróleo e as preocupações com as alterações climáticas foram as principais razões para a mudança da estratégia para os combustíveis.

 

O alto preço dos biocombustíveis desenvolvidos a partir de algas marinhas faz com que esta alternativa ainda não seja competitiva – e os responsáveis pela Marinha norte-americana sabem-no – mas, com o aumento da procura, esta situação poderá mudar.

 

Um exemplo. Há um ano, a marinha pagou 307 euros por cada galão (cerca de 3,7 litros) deste biocombustível – comprando um total de 20.055 galões – mas hoje o preço já desceu para os 72 euros. E com tendência para continuar a descer.

publicado por saqv_ps às 12:48
tags:


mais sobre mim
pesquisar
 
Outubro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
15
16

17
19
20
22
23

24
27
28
30

31


Últ. comentários
pelo visto o plano do governo nao deu certo..
"Se as contas forem feitas de acordo com toda a ág...
Sinceramente estava mais que na altura... já a his...
Como é que é possível a média em Portugal ser de 1...
é isso ai, Alan, vc já expressou mto bem as palavr...
Parabéns á Sofia Guedes Vaz, pelo belo projeto des...
hf4YJU <a href=\"http://ukuhehkemvit.com/...
Está na hora do PS se ir embora
"As empresas de construção têm à sua disposição um...
Realmente, como é que jornalistas e quercus fazem ...