Este Blog pretende ser também um traço de união entre quem sente, interpreta e decide o Ambiente e a Qualidade de Vida.
Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2007

biogas-reactor.jpgA febre dos biocombustíveis vai falhar a menos que as colheitas sejam plantadas de forma responsável, anunciou o chefe do programa ambiental da ONU, Achim SteinerAchim Steiner afirmou que há uma necessidade urgente de criar parâmetros de protecção para que as florestas tropicais não sejam destruídas. Os proprietários de terrenos terão também de garantir que os seus biocombustíveis não produzam mais CO2 do que o necessário.

Muitos críticos afirmam que o biocombustível vai conduzir a uma diminuição do stock de alimentos e à destruição das florestas, apontando o fim dos pântanos na Indonésia como um exemplo da folia do biodiesel.

Estes pântanos são uma das mais ricas fontes de carbono para o planeta e estão a ser queimados para produzir óleo de palma. Steiner considera que o próprio país é culpado desta destruição devido à incapacidade de policiar as suas terras.

O responsável pelo programa ambiental apelou ainda a todos os investidores para que desenvolvessem biocombustíveis de segunda ou terceira geração, que pudessem ser plantados noutras terras não utilizáveis para comida. Steiner receia também que os benefícios do biodiesel se percam com o retrocesso dos consumidores.

Estas declarações surgiram na sequência das críticas de um grupo de cientistas independentes que escreveram ao IPCC considerando que as perspectivas ambientais dos estudos sobre biodiesel são «ingénuas».

in SOL
publicado por saqv_ps às 07:49


mais sobre mim
pesquisar
 
Dezembro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
12
13
15

16
17
19
21
22

23
24
25
26
27
29

30
31


Últ. comentários
pelo visto o plano do governo nao deu certo..
"Se as contas forem feitas de acordo com toda a ág...
Sinceramente estava mais que na altura... já a his...
Como é que é possível a média em Portugal ser de 1...
é isso ai, Alan, vc já expressou mto bem as palavr...
Parabéns á Sofia Guedes Vaz, pelo belo projeto des...
hf4YJU <a href=\"http://ukuhehkemvit.com/...
Está na hora do PS se ir embora
"As empresas de construção têm à sua disposição um...
Realmente, como é que jornalistas e quercus fazem ...