Este Blog pretende ser também um traço de união entre quem sente, interpreta e decide o Ambiente e a Qualidade de Vida.
Quarta-feira, 21 de Março de 2007

700476862470dd028a0yt.jpgAs autarquias vão passar a ter um guia de referência para aplicar projectos de desenvolvimento sustentável no âmbito da Agenda 21 Local, segundo um projecto apresentado no Instituto do Ambiente.

A versão preliminar do manual contempla, entre outros aspectos, os requisitos para implementar a Agenda 21 Local (um processo que visa definir prioridades para um desenvolvimento sustentável a nível concelhio), diagnóstico, elaboração do plano de acção e verificação do sistema de sustentabilidade.

"A Agenda 21 demonstra a importância da escala local" para o desenvolvimento sustentável, sublinhou o secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, durante a apresentação pública da versão preliminar do manual.

O documento partiu da necessidade sentida pelas autarquias de possuírem algumas linhas orientadores para aplicar este documento estratégico.

O trabalho técnico deverá estar concluído no final deste mês, sendo depois submetido à apreciação da tutela, disse o presidente do Instituto do Ambiente, António Gonçalves Henriques

Segundo o site www.cidadessustentaveis.info apenas 65 dos 308 municípios portugueses dispõem já de projectos para a implementação da Agenda 21 Local.

A versão preliminar do "Guia Agenda 21 Local" foi elaborado pelo Instituto do Ambiente e pela empresa TTerra.

Este guia destina-se a todos os que participam na implementação de Agendas 21 Locais como técnicos, autarcas, associações, empresas e outros grupos de interesse.

A Agenda 21 Local inclui sistemas e processos que conciliam a protecção do ambiente com o desenvolvimento económico e social e deve ser articulada com outros instrumentos de gestão do território.
publicado por saqv_ps às 08:39


mais sobre mim
pesquisar
 
Março 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
13
15
17

18
20
22
24

25
27
29
31


Últ. comentários
pelo visto o plano do governo nao deu certo..
"Se as contas forem feitas de acordo com toda a ág...
Sinceramente estava mais que na altura... já a his...
Como é que é possível a média em Portugal ser de 1...
é isso ai, Alan, vc já expressou mto bem as palavr...
Parabéns á Sofia Guedes Vaz, pelo belo projeto des...
hf4YJU <a href=\"http://ukuhehkemvit.com/...
Está na hora do PS se ir embora
"As empresas de construção têm à sua disposição um...
Realmente, como é que jornalistas e quercus fazem ...