Este Blog pretende ser também um traço de união entre quem sente, interpreta e decide o Ambiente e a Qualidade de Vida.
Segunda-feira, 14 de Abril de 2008

rolhas.bmpUm novo produto descartável vai entrar para a lista de materiais a separar em casa para reciclagem: as rolhas. Até agora, o seu destino era o caixote do lixo. Mas a partir de amanhã, começarão a ser recolhidas e recicladas, segundo um projecto desenvolvido pela associação ambientalista Quercus, juntamente com três parceiros privados.

Os primeiros pontos de colecta serão 9.800 resutarantes e cafés, de onde já são hoje recolhidos óleos alimentares usados, num circuito garantido pela empresa Biological.

Em Maio, entram em cena contentores para rolhas instalados em 33 hipermercados da rede Continente. Para Setembro está previsto o alargamento da campanha para as escolas.

As rolhas recolhidas serão depois vendidas à Corticeira Amorim, que as reutilizará para a fabricação de outros produtos, como pavimentos, materiais de construção ou peças para a indústria automóvel.

Na prática, as rolhas usadas serão trituradas e entrarão como matéria-prima no processo industrial, sem grandes complicações. “A dificuldade está na recolha”, afirma António Amorim, presidente da corticeira.

Só o grupo Amorim coloca no mercado nacional cerca 400 milhões de rolhas por ano. O objectivo da Quercus é, dentro de um ano, estar a recolher dez por cento daquele total e chegar aos 30 por cento em quatro anos.

O dinheiro recebido pelas rolhas usadas será aplicado pela Quercus na plantação de novas árvores, de espécies próprias do país – como sobreiros, azinheiras e carvalhos.

Ricardo Garcia - Ecoesfera
publicado por saqv_ps às 03:01


mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
15
16
18
19

20
22
23
24
25
26

27
29
30


Últ. comentários
pelo visto o plano do governo nao deu certo..
"Se as contas forem feitas de acordo com toda a ág...
Sinceramente estava mais que na altura... já a his...
Como é que é possível a média em Portugal ser de 1...
é isso ai, Alan, vc já expressou mto bem as palavr...
Parabéns á Sofia Guedes Vaz, pelo belo projeto des...
hf4YJU <a href=\"http://ukuhehkemvit.com/...
Está na hora do PS se ir embora
"As empresas de construção têm à sua disposição um...
Realmente, como é que jornalistas e quercus fazem ...