Este Blog pretende ser também um traço de união entre quem sente, interpreta e decide o Ambiente e a Qualidade de Vida.
Quarta-feira, 11 de Fevereiro de 2009

 

«Estamos ainda numa fase de confecção de amostras mas já temos propostas de venda, em exclusividade, para o mercado francês e do Reino Unido», referiu José Diniz, sócio gerente da empresa Vamaltex, em Novais, Famalicão.

A empresa de cobertores apresentou em Janeiro de 2009, na Alemanha, o primeiro cobertor feito com reciclado de garrafa de plástico.

A equipa de desenvolvimento de projectos da Vamaltex adquiriu o reciclado de garrafa a uma empresa de reciclagem de Portalegre.

«A rama que resulta da reciclagem, foi transformada em fio, foi tecida e cardada e, com os acabamentos finais, resultou num cobertor muito suave, leve e com bons comportamentos à lavagem e à secagem», frisou o administrador.

A rama, totalmente acrílica, já é usada em Portugal, na indústria automóvel, para a forragem e enchimento dos assentos, o que fizeram. Explicou a mesma fonte, «foi pegar num produto que resulta da 'moagem' das garrafas de plásticos e é transformado num fio capaz de ser fiado em teares».

Com 50 funcionários e uma facturação que ronda os três milhões de euros, a Valmaltex fabrica 50 mil cobertores por mês. 

A grande aposta, referem os responsáveis pela fábrica, vai ser nos "eco-cobertores", cujos «custos de fabrico são semelhantes aos das fibras naturais», referiu José Diniz.

A embalagem do cobertor feito de reciclado de garrafa está ser terminada mas é inovadora, com cada cobertor a ser vendido dentro de um garrafão reciclado, imitando os tradicionais garrafões de água.

José Diniz concluiu afirmando quer têm «tido boa receptividade junto de empresas relacionadas com o engarrafamento e comercialização de água que querem oferecer os cobertores como 'brinde' aos clientes e a funcionários».

Fonte: CONFAGRI 

publicado por saqv_ps às 15:37


mais sobre mim
pesquisar
 
Fevereiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
12
13
14

15
16
17
19
20
21

22
23
24
25
28


Últ. comentários
pelo visto o plano do governo nao deu certo..
"Se as contas forem feitas de acordo com toda a ág...
Sinceramente estava mais que na altura... já a his...
Como é que é possível a média em Portugal ser de 1...
é isso ai, Alan, vc já expressou mto bem as palavr...
Parabéns á Sofia Guedes Vaz, pelo belo projeto des...
hf4YJU <a href=\"http://ukuhehkemvit.com/...
Está na hora do PS se ir embora
"As empresas de construção têm à sua disposição um...
Realmente, como é que jornalistas e quercus fazem ...