Este Blog pretende ser também um traço de união entre quem sente, interpreta e decide o Ambiente e a Qualidade de Vida.
Quarta-feira, 26 de Maio de 2010

A SAQV participou na organização da Conferência "O Homem e a Terra", que teve lugar ontem, dia 25 de Maio, na Lusófona, em Lisboa. Os temas em discussão centraram-se nas alterações climáticas, biodiversidade e conservação da natureza.

 

Do Ministério do Ambiente esteve presente o Doutor Fausto Brito de Abreu, que teve a oportunidade de explicitar sobre o mercado de carbono e outras questões relacionadas com as alterações climáticas. 

 

O Dr. Carlos Teixeira defendeu, à semelhança do mercado do carbono, um sistema económico em termos de biodiversidade, sempre mantendo em mente que a biodiversidade tem valor intrínseco, de existência, mas reconhecendo que esse valor de existência subjacente, sem valoração, não tem sido suficiente para proteger a mesma.

 

No último painel da tarde a Arq.ª Maria João Botelho referiu um projecto interreg que está a iniciar-se e em que a DGOTDU está a participar. Este projecto de demonstração, o F:ACTS pretende demonstrar as boas práticas agrícolas numa óptica de estratégia territorial para adaptação às alterações climáticas.

 

Ainda houve lugar para uma intervenção do Eng.º Victor Barros, explicitando os bons exemplos que a Companhia das Lezírias tem vindo a implementar em termos ambientais, nomeadamente para as questões da biodiversidade e das alterações climáticas, como as pastagens biodiversas, reconhecendo que a biodiversidade não é um luxo, mas uma necessidade.

 

Finalmente, o Dr. José P. Ferrão explicitou as vantagens e desvantagens do recurso à pecuária intensiva e formas de minimizar as desvantagens, nomeadamente a emissão de metano.

 

Face ao sucesso desta Conferência, bastante participada, a SAQV já se encontra a preparar as próximas a realizar noutras cidades do País.  

 

 

 

 



mais sobre mim
pesquisar
 
Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
20
21
22

23
24
25
28
29

30
31


Últ. comentários
pelo visto o plano do governo nao deu certo..
"Se as contas forem feitas de acordo com toda a ág...
Sinceramente estava mais que na altura... já a his...
Como é que é possível a média em Portugal ser de 1...
é isso ai, Alan, vc já expressou mto bem as palavr...
Parabéns á Sofia Guedes Vaz, pelo belo projeto des...
hf4YJU <a href=\"http://ukuhehkemvit.com/...
Está na hora do PS se ir embora
"As empresas de construção têm à sua disposição um...
Realmente, como é que jornalistas e quercus fazem ...