Este Blog pretende ser também um traço de união entre quem sente, interpreta e decide o Ambiente e a Qualidade de Vida.
Quinta-feira, 17 de Janeiro de 2008

01_tabak.jpgA esmagadora maioria dos restaurantes e cafés optaram pela proibição de fumar com a entrada em vigor da nova lei do tabaco. Uma mudança de posição do sector da restauração depende de como as vendas evoluírem. Caso não se verifique uma quebra no negócio, encontrar um restaurante ou café onde se possa fumar será cada vez mais difícil.

Restaurantes exclusivos para consumidores de tabaco, como o Delfim, a Tasca do Careca e o Snob, em Lisboa e o Solar do Pátio, no Porto, são uma raridade. Para António Silva, proprietário deste último, a explicação para alinhar com a minoria é simples: “Noventa por cento dos meus clientes são fumadores e como esta é uma casa pequena não faria sentido tomar outra decisão”. Realidade bem diferente da espanhola, cuja lei é uma das mais permissivas da União Europeia, com a maioria dos empresários a optarem por espaços para fumadores.

A Associação de Restaurantes e Similares de Portugal (ARESP), que representa 25 mil comerciantes, admite que nos primeiros dias será difícil os fumadores encontrarem um local onde o almoço seja acompanhado por um cigarro. Mas Ana Jacinto, secretária-geral-adjunta da ARESP defende que “no futuro irá prevalecer a lei do mercado”, pelo que alguns aproveitarão a falta de locais para fumadores para adoptarem zonas azuis (cor do dístico que autoriza fumar) nos estabelecimentos.

Um ambiente limpo de tabaco, defendido por mais de 80 por cento dos clientes dos cafés, fez os comerciantes aderirem ao ‘proibido fumar’. Uma decisão que vem de encontro às preocupações da Direcção-Geral de Saúde, que assinala que, “do ponto de vista da saúde, a melhor opção continua a ser a proibição total de fumar no interior de espaços fechados”. Um dos objectivos da nova Lei do Tabaco é precisamente “a protecção da exposição involuntária ao fumo do tabaco” de que são vítimas os funcionários de cafés e restaurantes.

in Correio da Manhã
publicado por saqv_ps às 08:06

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 




mais sobre mim
pesquisar
 
Janeiro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11
12

13
15
16
18
19

20
22
23
25
26

27
29
30


Últ. comentários
pelo visto o plano do governo nao deu certo..
"Se as contas forem feitas de acordo com toda a ág...
Sinceramente estava mais que na altura... já a his...
Como é que é possível a média em Portugal ser de 1...
é isso ai, Alan, vc já expressou mto bem as palavr...
Parabéns á Sofia Guedes Vaz, pelo belo projeto des...
hf4YJU <a href=\"http://ukuhehkemvit.com/...
Está na hora do PS se ir embora
"As empresas de construção têm à sua disposição um...
Realmente, como é que jornalistas e quercus fazem ...
subscrever feeds