Este Blog pretende ser também um traço de união entre quem sente, interpreta e decide o Ambiente e a Qualidade de Vida.
Segunda-feira, 14 de Janeiro de 2008

chine_1.jpgAs autoridades de Pequim puderam respirar de alívio quando a cidade anfitriã dos próximos Jogos Olímpicos atingiu o objectivo de qualidade do ar, dois dias antes do final de 2007, informou a agência noticiosa estatal.

Segundo a agência Nova China, Pequim registou um total de 245 dias com céu azul na cidade, atingindo o objectivo de melhoria de qualidade do ar a apenas dois dias do final de 2007.

Uma corrente fria expulsou o nevoeiro que ameaçou Pequim devolveu à cidade um céu azul esperado há muito e necessário para a cidade atingir dois terços do ano com melhor qualidade do ar.

"Antecipámos o último 'céu azul' do ano há mais de 10 dias, mas um nevoeiro persistente e as tempestades de areia impediram esse objectivo na semana passada", referiu Du Shaozhong, o director delegado do gabinete municipal de protecção ambiental.

Du admitiu que estava preocupado com a possibilidade de o objectivo não ser atingido. A falha representaria mais um revés na diminuição da poluição na cidade, que tem sido uma das maiores dificuldades de Pequim na preparação para os Jogos Olímpicos.

A capital chinesa lançou a campanha "Defendendo o Céu Azul" em 1998, quando a cidade só conseguia atingir 100 dias de boa qualidade do ar.

Em 2008, a cidade que vai receber a XXIX edição dos Jogos Olímpicos pretende que em 70 por cento dos dias do ano os chineses possam vir a respirar um ar mais saudável. "Isto significa que deverão haver mais onze dias de 'céu azul' no próximo ano", acrescentou Du.

Pequim multou 7467 locais com trabalhos de construção pela falta de controlo do pó, num total de dez milhões de renminbi (cerca de 930 mil euros), segundo as autoridades ambientais.

O município emitiu também mais de quatro mil multas pela realização de churrascos ilegais ao ar livre e pela incineração de lixo em instalações não autorizadas.

A poluição é um dos objectivos que Pequim pode falhar até Agosto, data de início dos JO, apesar de alguns esforços para reduzir a poluição atmosférica na cidade e assegurar um evento desportivo mais "verde".

Por exemplo, o município reduziu as taxas dos transportes públicos para dissuadir os residentes da cidade de utilizarem os seus veículos privados e já substituiu 18 mil caldeiras de carvão e instalou 20 mil aquecedores eléctricos em habitações.

A cidade também anunciou anteriormente à imprensa que vai substituir mais de sete mil autocarros poluentes por outros mais amigos do ambiente, e que vai proibir os espectadores dos Jogos de se deslocarem aos estádios em automóveis privados.

Apesar das medidas para tornar Pequim "mais respirável", o Comité Olímpico Internacional (COI) já reiterou várias vezes desde o início da contagem decrescente para os Jogos, em Agosto de 2007, que a poluição atmosférica continua a ser uma das maiores dificuldades que a capital chinesa enfrenta, e que pode ameaçar o sucesso do evento.

O COI admitiu que a poluição pode fazer adiar competições mais longas, como a maratona, por "um ou dois dias", se a qualidade do ar não for a melhor.

Pequim é uma das cidades mais poluídas do mundo, a China é um dos principais poluentes do globo e um país com graves problemas de poluição atmosférica, da água e dos solos.

A maioria dos grandes rios do país estão poluídos e mais de um terço da China sofre chuvas ácidas, de acordo com relatórios oficiais que estimam que a maioria dos moradores urbanos respiram ar poluído e que mais de 300 milhões de moradores das áreas rurais não tem acesso à água potável.

Lusa
publicado por saqv_ps às 08:01

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 




mais sobre mim
pesquisar
 
Janeiro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11
12

13
15
16
18
19

20
22
23
25
26

27
29
30


Últ. comentários
pelo visto o plano do governo nao deu certo..
"Se as contas forem feitas de acordo com toda a ág...
Sinceramente estava mais que na altura... já a his...
Como é que é possível a média em Portugal ser de 1...
é isso ai, Alan, vc já expressou mto bem as palavr...
Parabéns á Sofia Guedes Vaz, pelo belo projeto des...
hf4YJU <a href=\"http://ukuhehkemvit.com/...
Está na hora do PS se ir embora
"As empresas de construção têm à sua disposição um...
Realmente, como é que jornalistas e quercus fazem ...
subscrever feeds