Este Blog pretende ser também um traço de união entre quem sente, interpreta e decide o Ambiente e a Qualidade de Vida.
Quinta-feira, 03 de Janeiro de 2008

_40643619_041218climabody1.jpgO presidente da Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas, Yvo de Boer, alertou que não combater as alterações climáticas, enquanto ainda é tempo, é uma “irresponsabilidade criminosa”, declarou de Boer na 27ª sessão do IPCC (Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas).

Delegados de 130 países participaram na conferência, onde foi divulgado um relatório síntese com os três trabalhos que o IPCC publicou, este sobre causas, consequências e possíveis soluções para as alterações do clima.

Esse relatório diz que “o sobre-aquecimento do sistema climático é inequívoco, como são evidentes os aumentos das temperaturas médias do ar e oceanos, o degelo generalizado da neve e gelo e aumento global do nível médio do mar”. Os que mais sofrem são as comunidades mais pobres de África e Ásia, acrescenta.

No entanto, diz o relatório, ainda há tempo para abrandar o ritmo das alterações climáticas. E não são necessários grandes investimentos.

Yvo de Boer considera que o trabalho do IPCC, criado em 1988, tem sido vital para preparar o Protocolo de Quioto e agora para encontrar um tratado que o suceda.

Politicamente, os sinais parecem promissores, com a União Europeia e o grupo G8 a pedir progressos e vários países desenvolvidos a adoptar ambiciosos planos nacionais de redução das emissões de gases com efeito de estufa. “A inércia está a desaparecer”, disse de Boer.

Reuters
publicado por saqv_ps às 08:35


mais sobre mim
pesquisar
 
Janeiro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11
12

13
15
16
18
19

20
22
23
25
26

27
29
30


Últ. comentários
pelo visto o plano do governo nao deu certo..
"Se as contas forem feitas de acordo com toda a ág...
Sinceramente estava mais que na altura... já a his...
Como é que é possível a média em Portugal ser de 1...
é isso ai, Alan, vc já expressou mto bem as palavr...
Parabéns á Sofia Guedes Vaz, pelo belo projeto des...
hf4YJU <a href=\"http://ukuhehkemvit.com/...
Está na hora do PS se ir embora
"As empresas de construção têm à sua disposição um...
Realmente, como é que jornalistas e quercus fazem ...