Este Blog pretende ser também um traço de união entre quem sente, interpreta e decide o Ambiente e a Qualidade de Vida.
Sexta-feira, 28 de Dezembro de 2007

001.ThunO Parlamento Europeu é favorável a um maior controlo à pesca ao atum, uma vez que as populações desta espécie não param de diminuir no Mediterrâneo e no Atlântico.

Numa resolução não vinculativa adoptada em Estrasburgo , no mês passado, os eurodeputados convidam os governos a endurecer o plano de conservação do atum vermelho, adoptado em Junho por um período de 15 anos.

Este plano, que pretende recuperar os “stocks”, principalmente, no Mediterrâneo, insere-se no âmbito dos esforços mundiais decididos em Janeiro no Japão pelas grandes nações pesqueiras.

O documento prevê uma redução de dez por cento a partir deste ano das quotas de pesca na União Europeia, a limitação das saídas para o mar a seis meses por ano e o aumento, a partir de 2008, do tamanho mínimo para as capturas de dez para 30 quilos, para dar aos atuns tempo para se reproduzirem.

O Parlamento pediu aos Estados que estabeleçam planos de pesca muito restritos para as campanhas anuais. O objectivo é garantir que o número de navios seja proporcional às quotas acordadas.

Mas “Os Verdes” europeus consideram estes esforços para preservar o atum vermelho “insuficientes”. “Como é possível reduzir as capturas se nós continuamos a ter mais barcos e com maior capacidade? Todos os indícios mostram que a situação dos “stocks” está bem abaixo das previsões mais optimistas. Alguns dizem que já passámos o ponto de não-retorno”, comentou um dos eurodeputados ecologistas, o espanhol Raul Romeva.

A resolução do Parlamento Europeu surgiu quando se realizava na Turquia a reunião anual da Comissão Internacional de Conservação dos Atunídeos do Atlântico, que reúne a União Europeia e cerca de 40 países. Na reunião foram fixadas as quotas de pesca dos países membros.

in Público
publicado por saqv_ps às 01:50

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 




mais sobre mim
pesquisar
 
Dezembro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
12
13
15

16
17
19
21
22

23
24
25
26
27
29

30
31


Últ. comentários
pelo visto o plano do governo nao deu certo..
"Se as contas forem feitas de acordo com toda a ág...
Sinceramente estava mais que na altura... já a his...
Como é que é possível a média em Portugal ser de 1...
é isso ai, Alan, vc já expressou mto bem as palavr...
Parabéns á Sofia Guedes Vaz, pelo belo projeto des...
hf4YJU <a href=\"http://ukuhehkemvit.com/...
Está na hora do PS se ir embora
"As empresas de construção têm à sua disposição um...
Realmente, como é que jornalistas e quercus fazem ...
subscrever feeds