Este Blog pretende ser também um traço de união entre quem sente, interpreta e decide o Ambiente e a Qualidade de Vida.
Quinta-feira, 06 de Dezembro de 2007

clima.gifAs consequências das alterações climáticas arriscam-se a ser “irreversíveis”, alertaram os delegados do IPCC (Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas) que adoptaram em Valência, Espanha, a síntese do seu relatório que se destina aos dirigentes do planeta.

“As alterações climáticas de origem humana e as suas consequências poderão ser súbitas ou irreversíveis”, indica o texto do “resumo para os decisores” que os delegados do IPCC, de 130 países, adoptaram.

Esta frase foi alvo de intensas discussões. Alguns países, como os Estados Unidos, consideravam que a expressão "irreversível" não corresponde a nenhuma definição científica, segundo um participante. Outros, nomeadamente os europeus, insistiram para manter a palavra porque traduz a realidade.

A delegação norte-americana também combateu, em vão, uma frase indicando que "todos os países" serão afectados pelos impactos das alterações climáticas.

Os cientistas do IPCC, reunidos em Valência, sob égide da ONU, chegaram a acordo sobre um resumo de 20 páginas que deverá ser a base da resposta futura às alterações climáticas.

A próxima ronda de negociações no âmbito da ONU está marcada para o início de Dezembro em Bali, Indonésia. Trata-se de dar seguimento ao Protocolo de Quioto, que expira em 2012.

O senador norte-americano John Kerry, democrata, comentou que “a resposta política precisa de estar baseada naquilo que a Ciência nos diz”.

A organização ecologista WWF, na voz de Stephan Singer, lamentou o bloqueio que os Governos contrários à obrigação de redução das emissões poluentes estão a fazer ao acordo científico sobre as alterações climáticas. Fonte anónima referiu os Estados Unidos, Rússia e Arábia Saudita.

AFP, Reuters
publicado por saqv_ps às 08:31

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 




mais sobre mim
pesquisar
 
Dezembro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
12
13
15

16
17
19
21
22

23
24
25
26
27
29

30
31


Últ. comentários
pelo visto o plano do governo nao deu certo..
"Se as contas forem feitas de acordo com toda a ág...
Sinceramente estava mais que na altura... já a his...
Como é que é possível a média em Portugal ser de 1...
é isso ai, Alan, vc já expressou mto bem as palavr...
Parabéns á Sofia Guedes Vaz, pelo belo projeto des...
hf4YJU <a href=\"http://ukuhehkemvit.com/...
Está na hora do PS se ir embora
"As empresas de construção têm à sua disposição um...
Realmente, como é que jornalistas e quercus fazem ...
subscrever feeds