Este Blog pretende ser também um traço de união entre quem sente, interpreta e decide o Ambiente e a Qualidade de Vida.
Segunda-feira, 22 de Outubro de 2007

fuel_cell_car.jpgA Comissão Europeia quer acelerar a comercialização de veículos movidos a hidrogénio de 2010 a 2020. No passado dia 10 de Outubro, Bruxelas aprovou a criação de um programa de investigação que prevê um financiamento europeu de 470 milhões de euros, nos próximos seis anos, e a simplificação da entrada no mercado dos veículos já disponíveis.

As propostas de criação do Fuel Cells and Hydrogen Joint Initiative (JTI) e da simplificação de processos estão ainda sujeitas a aprovação pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho de Ministros.

“A introdução dos veículos a hidrogénio tem o potencial de tornar o ar da Europa mais limpo e reduzir a sua dependência dos combustíveis fósseis”, comentou Gunter Verheugen, vice-presidente da comissão.

“Definir padrões comuns vai ajudar à introdução destes veículos e garantir a segurança dos cidadãos. Além disso, vai aumentar a competitividade dos fabricantes europeus”, acrescentou.

De momento, os veículos a hidrogénio não estão incluídos no sistema de aprovação de veículos da União Europeia. Por isso, os processos de aprovação são complicados e caros. A proposta vai incluí-los nesse sistema.

O hidrogénio, quando usado nos motores de combustão ou nos sistemas de células de combustível, não emite gases com efeito de estufa, diz a Comissão Europeia. No entanto, a produção de hidrogénio pode produzir emissões, a não ser que se faça a partir de fontes de combustíveis não fósseis ou que se faça o sequestro do carbono.

(In Público)
publicado por saqv_ps às 08:14


mais sobre mim
pesquisar
 
Outubro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
13

14
15
17
18
19
20

21
23
25
27

28
30


Últ. comentários
pelo visto o plano do governo nao deu certo..
"Se as contas forem feitas de acordo com toda a ág...
Sinceramente estava mais que na altura... já a his...
Como é que é possível a média em Portugal ser de 1...
é isso ai, Alan, vc já expressou mto bem as palavr...
Parabéns á Sofia Guedes Vaz, pelo belo projeto des...
hf4YJU <a href=\"http://ukuhehkemvit.com/...
Está na hora do PS se ir embora
"As empresas de construção têm à sua disposição um...
Realmente, como é que jornalistas e quercus fazem ...