
Google e Intel resolveram juntar esforços para proteger o meio ambiente. A Climate Savers Computing Initiative já conta com mais de 25 parceiros e já estabeleceu uma meta: reduzir para metade o consumo de energia por parte dos computadores até 2010.
Em declarações ao portal TechNewsWorld, o senior vice president of operations do Google, Urs Hölzle, sublinha que «hoje em dia um computador normal gasta quase metade da sua energia e um servidor gasta um terço».
Ao reduzir o consumo de energia em 90 por cento estas empresas esperam reduzir a emissão de gases de estufa em 54 milhões de toneladas por ano, ou seja, o equivalente a tirar das estradas 11 milhões de automóveis.
Outro dos aspectos benéficos da iniciativa é a poupança de 5.5 mil milhões de dólares em custos energéticos.
De acordo com um porta-voz da Intel, Bill Calder, a ideia surgiu há um ano, quando ambas as empresas decidiram unir esforços em vez de trabalharem em separado para um mesmo fim.
Os ideólogos da iniciativa foram Urs Hözlze pelo Google e o senior vice president e general manager do Digital Enterprise Group da Intel, Pat Gelsinger, que começaram a entrar em contacto com as outras companhias nos últimos meses.
Os membros da iniciativa incluem fabricantes de hardware, associações ambientais, vendedores e agências governamentais.
Pat Gelsinger considera que «os computadores ajudaram-nos a dar grandes passos rumo a um mundo mais eficiente, através da redução das viagens, mais produtividade, transacções on-line, entre outras» actividades «mas com as tecnologias mais recentes, podemos fazer ainda mais», conclui.
in Sol