Este Blog pretende ser também um traço de união entre quem sente, interpreta e decide o Ambiente e a Qualidade de Vida.
Quarta-feira, 23 de Maio de 2007

cigar.jpgNove em cada 10 portugueses apoiam a proibição de fumar em espaços públicos fechados, com uma clara maioria a defender a que a interdição abranja restaurantes e mesmo bares, revela um estudo divulgado hoje pela Comissão Europeia.

O Eurobarómetro sobre a atitude dos europeus face ao tabaco, divulgado hoje por ocasião do segundo aniversário da campanha anti-tabagista Help, promovida pelo executivo comunitário, revela que o apoio a espaços livres de fumo é generalizado na União Europeia, e em Portugal fica mesmo acima da média comunitária.

De acordo com o estudo, 92% dos portugueses apoiam a proibição de fumar nos escritórios e outros locais de trabalho fechados, e 91% defendem a interdição de fumo em todos os espaços públicos fechados, como metro, aeroportos e lojas (a média comunitária em ambos os casos é de 88% de apoio).

Uma expressiva maioria dos portugueses (84%) também apoia a proibição de fumar em restaurantes (contra 77% da média comunitária), e mesmo no caso que divide mais a opinião pública europeia, a interdição de fumar em bares e pubs, a medida é apoiada por três quartos dos portugueses (74%), acima da média comunitária (62%).

O estudo demonstra ainda que Portugal é o país da União com uma maior percentagem de pessoas que nunca fumou (64% dos inquiridos, contra 47% da média da UE), mas também aquele onde menos fumadores deixaram o cigarro de lado (12%, tal como Chipre, contra 21% da média comunitária).

Todavia, os fumadores portugueses - um em cada quatro inquiridos (24 por cento, quando na União a média é 32%) - são dos que fumam mais já que a esmagadora maioria (97%) fá-lo todos os dias, e 38%fumam mais de um maço de cigarros por dia (sendo a média comunitária de 26%).

O Eurobarómetro foi realizado entre Outubro e Novembro de 2006 junto de 28.584 pessoas, tendo em Portugal sido inquiridas 1.006 pessoas pela TNS Euroteste.

Diário Digital / Lusa
publicado por saqv_ps às 11:07

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 




mais sobre mim
pesquisar
 
Maio 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
12

13
15
17
19

20
22
24
26

27
29
31


Últ. comentários
pelo visto o plano do governo nao deu certo..
"Se as contas forem feitas de acordo com toda a ág...
Sinceramente estava mais que na altura... já a his...
Como é que é possível a média em Portugal ser de 1...
é isso ai, Alan, vc já expressou mto bem as palavr...
Parabéns á Sofia Guedes Vaz, pelo belo projeto des...
hf4YJU <a href=\"http://ukuhehkemvit.com/...
Está na hora do PS se ir embora
"As empresas de construção têm à sua disposição um...
Realmente, como é que jornalistas e quercus fazem ...
subscrever feeds