
Em comunicado, a GM indica que a nova arquitectura de propulsão eléctrica E-Flex está equipada com a tecnologia de quinta geração da pilha de combustível da GM a hidrogénio e garante a inexistência de emissões poluentes, precisando apenas de metade da quantidade de hidrogénio requerida pela anterior geração.
Os motores com tecnologia de hidrogénio não geram quaisquer emissões poluentes, libertando apenas vapor de água.
A GM afirma que o novo protótipo de automóvel com a nova pilha de combustível pesa menos 30 por cento do que o modelo anterior e o sistema de propulsão equivale em tamanho a um motor convencional de quatro cilindros com transmissão automática.
Alimentação com diferentes fontes de electricidade
A arquitectura E-Flex da GM incorpora diferentes sistemas de propulsão do automóvel baseados na energia eléctrica, com geração de electricidade por diferentes fontes, indica o construtor automóvel.
O novo E-Flex utilizando a nova geração de pilhas de combustível pode ter a autonomia aumentada em 34 quilómetros utilizando uma função adicional.
A GM assinala que esta arquitectura tem a vantagem de suportar diferentes fontes de fornecimento de electricidade, desde baterias clássicas ou pilha de combustível até energias como a solar e eólica, além de biocombustíveis, gás natural e outros combustíveis.
Lusa