Este Blog pretende ser também um traço de união entre quem sente, interpreta e decide o Ambiente e a Qualidade de Vida.
Sexta-feira, 09 de Março de 2007

europe.gifOs líderes da União Europeia vão tentar chegar hoje em Bruxelas a um consenso sobre uma política energética amiga do ambiente, no final de uma Cimeira centrada no combate às alterações climáticas.

No final do primeiro dia da Cimeira da Primavera, os chefes de Estado e de Governo chegaram a um acordo em termos gerais relativamente à essência das propostas sobre a futura política europeia para a Energia mas algumas questões são ainda pouco consensuais, como o carácter vinculativo da meta para as energias renováveis.

Praticamente seguro é o "compromisso firme e independente" de alcançar, até 2020, pelo menos, uma redução de 20 por cento das emissões de gases com efeito de estufa (responsável pelo aquecimento global do planeta), em relação aos níveis de 1990, e de 30 por cento se os restantes países desenvolvidos se comprometerem a atingir reduções de emissões "comparáveis".

Todavia, o primeiro dia de trabalhos mostrou diferenças que parecem difíceis de ultrapassar quanto à "meta vinculativa" para que, até 2020, 20 por cento da energia consumida na União seja proveniente de "fontes renováveis" (solar, eólica, hidráulica e biomassa), defendida por Bruxelas e também Portugal.

No final do primeiro dia de trabalhos, o presidente da Comissão, Durão Barroso, desvalorizou um eventual fracasso relativamente a esta questão concreta, preferindo sublinhar antes o amplo consenso em torno da essência das propostas de Bruxelas.

"É um aspecto importante e vamos até ao fim procurar obtê-lo, mas não sejamos simplistas", disse, sublinhando que "o plano de acção apresentado pela Comissão inclui 17 propostas" e espera que "na sua esmagadora maioria" sejam aprovadas, algo que só se saberá hoje à tarde, na conclusão da Cimeira.

(in Público online)
publicado por saqv_ps às 10:55

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 




mais sobre mim
pesquisar
 
Março 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
13
15
17

18
20
22
24

25
27
29
31


Últ. comentários
pelo visto o plano do governo nao deu certo..
"Se as contas forem feitas de acordo com toda a ág...
Sinceramente estava mais que na altura... já a his...
Como é que é possível a média em Portugal ser de 1...
é isso ai, Alan, vc já expressou mto bem as palavr...
Parabéns á Sofia Guedes Vaz, pelo belo projeto des...
hf4YJU <a href=\"http://ukuhehkemvit.com/...
Está na hora do PS se ir embora
"As empresas de construção têm à sua disposição um...
Realmente, como é que jornalistas e quercus fazem ...
subscrever feeds