Este Blog pretende ser também um traço de união entre quem sente, interpreta e decide o Ambiente e a Qualidade de Vida.
Segunda-feira, 12 de Fevereiro de 2007

aria.jpgMetade das necessidades energéticas do mundo em 2050 podem ser satisfeitas pelas energias renováveis e pela maior eficiência, revelou o relatório “Revolução da Energia”, do Centro Aeroespacial alemão.

O documento, encomendado pela organização ecologista Greenpeace e pelo Conselho Europeu de Energias Renováveis, diz que as renováveis podem fornecer cerca de 70 por cento da electricidade mundial e 65 por cento das necessidades térmicas globais.

Sven Teske, da Greenpeace, considera este relatório como um guia para a satisfação das futuras necessidades energéticas sem agravar o problema das alterações climáticas e promovendo o crescimento económico global, cita hoje a edição online da BBC.

A estratégia adoptada no relatório, onde são apresentados dez cenários regionais, mostra que é economicamente viável reduzir as emissões de dióxido de carbono em 50 por cento nos próximos 43 anos.

O relatório defende a substituição das centrais a carvão e nucleares pela geração de renováveis, quando chegarem ao fim da sua vida útil.

“Agora temos cinco grandes fontes de energia: petróleo, carvão, gás, nuclear e hídrica. No nosso cenário, temos solar, eólica, geotérmica, biomassa e hídrica”, disse Teske à BBC.

Os autores do estudo adiantam ainda que, em 2050, a maioria dos combustíveis fósseis será utilizada no sector dos transportes.

Teske explicou que o esperado aumento na procura de energia nas economias emergentes e países em desenvolvimento será equilibrado pelo aumento de eficiência nas nações desenvolvidas.

“Aquilo que queremos acreditar é que existe uma alteração na mentalidade dos políticos, especialmente depois do que vimos estar a acontecer com o clima”, comentou Arthouros Zervos, presidente do Conselho Europeu para as Energias Renováveis.
publicado por saqv_ps às 08:12


mais sobre mim
pesquisar
 
Fevereiro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
13
15
17

18
19
20
22
24

25
27
28


Últ. comentários
pelo visto o plano do governo nao deu certo..
"Se as contas forem feitas de acordo com toda a ág...
Sinceramente estava mais que na altura... já a his...
Como é que é possível a média em Portugal ser de 1...
é isso ai, Alan, vc já expressou mto bem as palavr...
Parabéns á Sofia Guedes Vaz, pelo belo projeto des...
hf4YJU <a href=\"http://ukuhehkemvit.com/...
Está na hora do PS se ir embora
"As empresas de construção têm à sua disposição um...
Realmente, como é que jornalistas e quercus fazem ...