Este Blog pretende ser também um traço de união entre quem sente, interpreta e decide o Ambiente e a Qualidade de Vida.
Quinta-feira, 08 de Fevereiro de 2007

mare_negra_costa_da_morte.jpgA Comissão Europeia considerou que é “urgente” reforçar ainda mais a legislação europeia relativa à segurança marítima, depois do acidente, no sábado, com o cargueiro britânico “MSC Napoli”, a Sul da Inglaterra, e da colisão mortal no estreito de Messina (Itália).

“Estes dois acidentes mostram-nos o quão urgente é completar e reforçar ainda mais o dispositivo europeu em matéria de segurança marítima”, declarou o comissário europeu dos Transportes, Jacques Barrot, num comunicado onde apelou à adopção rápida do Erika III. Este é o terceiro pacote legislativo proposto por Bruxelas desde o naufrágio do “Erika” a 12 de Dezembro de 1999, que causou uma maré negra nas costas francesas.

Uma das propostas é criar uma lista de portos onde os barcos em dificuldade possam refugiar-se para impedir que a poluição se espalhe a vários Estados membros.

Esta medida evitaria a repetição da catástrofe, em 2002, do petroleiro “Prestige” que, depois de se ter afastado das costas espanholas da Galiza, se quebrou em dois e derramou milhares de toneladas de fuelóleo. A poluição chegou a França e ameaçou Portugal.

“A este respeito, a Comissão tem a salientar a eficácia da tomada de decisões das autoridades britânicas depois de terem recebido o pedido de socorro do ‘MSC Napoli’”, o que “permitiu evitar uma catástrofe maior”.

À luz do acidente no estreito de Messina, a Comissão encorajou a adopção rápida de soluções de indemnização aos passageiros em caso de acidente. Na semana passada, quatro pessoas morreram numa colisão no mar entre um cargueiro e uma pequena embarcação.

Os pacotes Erika I e II, adoptados a partir de 2000 para reforçar a segurança do transporte marítimo de hidrocarbonetos, incluem o aumento dos controlos nos portos e proíbem os petroleiros de casco simples que transportem combustível pesado em portos da União Europeia ou na proximidade das costas europeias.
publicado por saqv_ps às 11:17


mais sobre mim
pesquisar
 
Fevereiro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
13
15
17

18
19
20
22
24

25
27
28


Últ. comentários
pelo visto o plano do governo nao deu certo..
"Se as contas forem feitas de acordo com toda a ág...
Sinceramente estava mais que na altura... já a his...
Como é que é possível a média em Portugal ser de 1...
é isso ai, Alan, vc já expressou mto bem as palavr...
Parabéns á Sofia Guedes Vaz, pelo belo projeto des...
hf4YJU <a href=\"http://ukuhehkemvit.com/...
Está na hora do PS se ir embora
"As empresas de construção têm à sua disposição um...
Realmente, como é que jornalistas e quercus fazem ...