Este Blog pretende ser também um traço de união entre quem sente, interpreta e decide o Ambiente e a Qualidade de Vida.
Segunda-feira, 25 de Setembro de 2006

nova_biomassa.jpgA Direcção-Geral de Geologia e Energia recebeu 39 candidaturas para o concurso de construção de 15 centrais termoeléctricas a biomassa florestal num total de cem megawatts (MW) de potência.

O prazo para a recepção das propostas terminou no dia 19 de Setembro, tendo decorrido a abertura pública das candidaturas até hoje, segunda-feira.

Desconhece-se para já qual o número das empresas candidatas e se concorrem sozinhas ou em consórcio, uma vez que as propostas foram entregues em envelope fechado. O Ministério da Economia avançou que foram levantados 47 cadernos de encargos.

O Governo abriu em Fevereiro deste ano 15 concursos para novas centrais de produção de electricidade através da biomassa, abrangendo 12 distritos. O distrito de Castelo Branco é o que é abrangido por maior número de concursos, com quatro, seguindo-se o de Vila Real, com três. Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Guarda e Viseu são abrangidos por dois concursos cada um.

Cada um dos distritos de Bragança, Coimbra, Portalegre, Santarém, Beja e Faro é apenas abrangido por um concurso. A potência máxima das centrais varia entre dois megawatts, em três casos, e 16 megawatts em cinco concursos.

A biomassa é feita a partir de mato, resíduos (como cascas, folhas ou ramos de árvores), árvores, produtos agrícolas como a beterraba ou cereais ou de gás animal.

A valorização da biomassa florestal faz parte da estratégia nacional para a promoção e desenvolvimento das energias renováveis e de combate aos fogos florestais. Permite ainda reduzir a importação de combustíveis fósseis, como o petróleo, e a emissão de dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera.

Portugal tem como objectivo atingir em 2010 uma meta de 150 megawatts de energia eléctrica produzida através da biomassa.
publicado por saqv_ps às 08:01

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 




mais sobre mim
pesquisar
 
Setembro 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
12
13
15
16

17
18
20
22
23

24
26
27
28
29
30


Últ. comentários
pelo visto o plano do governo nao deu certo..
"Se as contas forem feitas de acordo com toda a ág...
Sinceramente estava mais que na altura... já a his...
Como é que é possível a média em Portugal ser de 1...
é isso ai, Alan, vc já expressou mto bem as palavr...
Parabéns á Sofia Guedes Vaz, pelo belo projeto des...
hf4YJU <a href=\"http://ukuhehkemvit.com/...
Está na hora do PS se ir embora
"As empresas de construção têm à sua disposição um...
Realmente, como é que jornalistas e quercus fazem ...
subscrever feeds