Este Blog pretende ser também um traço de união entre quem sente, interpreta e decide o Ambiente e a Qualidade de Vida.
Terça-feira, 19 de Setembro de 2006

destaque.gifMinistro do Ambiente: Portugal é o país da UE com mais medidas na área da mobilidade

Portugal é o país da União Europeia (UE) em que mais medidas estruturantes na área da mobilidade foram adoptadas desde a criação da Semana Europeia da Mobilidade, afirmou hoje o ministro do Ambiente, Nunes Correia, citando estatísticas europeias.

"O número médio de medidas adoptadas que se perpetuou no tempo é de quatro por Câmara Municipal, ao contrário dos países europeus, que é de dois, dois e meio", disse também Nunes Correia, no final da corrida a pé pela Avenida Marginal até Cascais que marcou o arranque da Semana Europeia da Mobilidade.

O governante deu como exemplos o fecho de parques de estacionamento, novos sistemas de transportes públicos e a conversão de sistemas existentes noutros menos poluentes, como autocarros a gás.

A Semana Europeia da Mobilidade é, para o ministro, "muito importante porque tem um impacto forte em milhares de pessoas e aumenta a consciência para a questão ambiental".

O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, também presente no arranque da iniciativa europeia, admitiu que "se pode sempre fazer mais", mas, no entanto, defendeu que este é "o período em que as pessoas mais ouvem falar do tema e mais intervêm".

"Estes dias constituem verdadeiros catalizadores, dão impulso a acções, permitem fazer balanços e abrir perspectivas", acrescentou Mário Lino.

Ambos os ministros admitem que as funções que desempenham não lhes permitem usar os transportes públicos, mas, no entanto, tentam compensar essa situação no "fim-de-semana e nas férias, com muitas caminhadas".

A Semana Europeia da Mobilidade em Portugal, este ano com o tema das alterações climáticas, conta com a adesão de 24 autarquias e visa promover as energias renováveis e os transportes alternativos.

Até 22 de Setembro - Dia Europeu Sem carros -, 90 municípios vão dinamizar diversas iniciativas, como o condicionamento de circulação automóvel nalgumas zonas e o encerramento de ruas ao trânsito.

O Dia Europeu Sem Carros realizou-se pela primeira vez no ano 2000 e passou a Semana Europeia da Mobilidade dois anos mais tarde.


In "Público" de 16-09-2006
publicado por saqv_ps às 00:08

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 




mais sobre mim
pesquisar
 
Setembro 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
12
13
15
16

17
18
20
22
23

24
26
27
28
29
30


Últ. comentários
pelo visto o plano do governo nao deu certo..
"Se as contas forem feitas de acordo com toda a ág...
Sinceramente estava mais que na altura... já a his...
Como é que é possível a média em Portugal ser de 1...
é isso ai, Alan, vc já expressou mto bem as palavr...
Parabéns á Sofia Guedes Vaz, pelo belo projeto des...
hf4YJU <a href=\"http://ukuhehkemvit.com/...
Está na hora do PS se ir embora
"As empresas de construção têm à sua disposição um...
Realmente, como é que jornalistas e quercus fazem ...
subscrever feeds