Este Blog pretende ser também um traço de união entre quem sente, interpreta e decide o Ambiente e a Qualidade de Vida.
Terça-feira, 25 de Julho de 2006

WASHINGTON - Cientistas de todo o mundo todo acompanham a elevação das temperaturas, a secagem das terras e vastas florestas desaparecendo em chamas. Na tundra siberiana e nas Montanhas Rochosas canadianas, no sul da Califórnia e na Austrália, investigadores encontram evidências cada vez maiores ligando os grandes incêndios florestais à mudança climática, um impacto previsto há tempos pelos teóricos do aquecimento global.
Uma equipe da Scripps Institution, da Califórnia, em um relatório publicado neste mês, aponta que as temperaturas mais elevadas provocaram um degelo precoce da neve e, consequentemente, um verão mais seco, gerando um factor determinante dos grandes incêndios que vêm atingindo o oeste americano nos meses de verão já há três décadas.
Os investigadores já haviam chegado a conclusões semelhantes no Canadá, onde o fogo destrói 6,4 milhões de acres a cada ano, comparados a 2,5 milhões no início dos anos 70. E um artigo científico de especialistas russos e canadianos que será publicado em breve denuncia ligações entre o aquecimento e incêndios na Sibéria, onde 2006 já se tornou um ano de fogo extremo, o sexto mais violento dos últimos oito.
Na Austrália, 2005 foi o ano mais quente já registado, e a perigosa estação dos incêndios torna-se cada vez mais longa. "Temperaturas em elevação estão intimamente ligadas ao aumento da área queimada no Canadá e, eu diria, no mundo", disse Mike Flannigan, investigador do Serviço Florestal Canadiano. Nadezda M. Tchebakova, climatologista do Instituto Sukachev de Florestas, da Rússia, afirma que as temperaturas do Inverno no sul da Sibéria, no período 1980-2000, foram de 2º C a 4º C superiores à média anterior a 1960.
O Painel Intergovernamental de Mudança Climática, uma rede de cientistas patrocinada pela ONU, previu há tempos que as secas de verão agravariam os incêndios florestais. E o aquecimento prosseguirá enquanto gases do efeito estufa, produzidos pela actividade humana - principalmente o dióxido de carbono emitido pela queima de combustíveis fósseis - continuarem a se acumular na atmosfera.
publicado por saqv_ps às 10:33


mais sobre mim
pesquisar
 
Julho 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
15

16
19
21
22

23
26
28
29

30


Últ. comentários
pelo visto o plano do governo nao deu certo..
"Se as contas forem feitas de acordo com toda a ág...
Sinceramente estava mais que na altura... já a his...
Como é que é possível a média em Portugal ser de 1...
é isso ai, Alan, vc já expressou mto bem as palavr...
Parabéns á Sofia Guedes Vaz, pelo belo projeto des...
hf4YJU <a href=\"http://ukuhehkemvit.com/...
Está na hora do PS se ir embora
"As empresas de construção têm à sua disposição um...
Realmente, como é que jornalistas e quercus fazem ...