Este Blog pretende ser também um traço de união entre quem sente, interpreta e decide o Ambiente e a Qualidade de Vida.
Terça-feira, 20 de Junho de 2006

Threegorges4.jpgA China completou a controversa barragem de Three Gorges, o maior projecto mundial hidroeléctrico, e assinalou a ocasião com uma cerimónia emitida em directo pela televisão estatal.

Uma banda reluzente e confettis choveram sobre o local logo após os trabalhadores derramarem o último balde de betão da polémica barragem de Three Gorges.

Nenhuma alta entidade presenciou o evento, em contraste com o lançamento dos trabalhos na represa em 1997, onde o então Presidente Jiang Zemin e o então Primeiro-Ministro Li Peng estiveram presentes.

As entidades oficiais realçaram que embora a construção da extensão principal da represa estivesse agora completa, havia ainda uma grande distância a percorrer até o projecto estar terminado. “Embora a represa esteja agora completa, ainda temos uma grande distância a percorrer e não podemos estar satisfeitos ou abrandar os nossos esforços,” disse Li Yongan, director-geral da Three Gorges Project Development Corp.

“Necessitamos continuar a colocar em primeiro lugar a qualidade e a segurança,” disse Li.

_39109416_aerial_afp200.jpg O diário oficial Chinês em editorial apelou para que sejam recordados as mais de 100 pessoas que morreram durante a construção da represa, bem como os 1.3 milhões de realojados para conseguir a albufeira.

“A melhor maneira possível de pagar tal dívida de gratidão é garantir que os padrões mais elevados de segurança e de qualidade são observados até à ínfima estrutura.” Disse o editorial.

O projecto de 19,37 milhares de milhões de euros, cerca de 4 mil milhões de contos, foi criticado pelo seu impacto ambiental e a sua influência em demasiadas pessoas.

O projecto completo está previsto para terminar em 2009, quando a albufeira alcançar o seu nível máximo e suas 26 turbinas, todas em linha, produzirem uma energia total de 18 gigawatts.

A barragem, que as autoridades dizem domesticar também as cheias o rio de Yangtze, tem 185 metros de altura e 2.309 metros de comprimento. Os seus limites, contabilizados em conjunto, consumiram 27 milhões de metros cúbicos de betão.
publicado por saqv_ps às 02:47


mais sobre mim
pesquisar
 
Junho 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
14
16
17

18
19
21
23
24

25
26
28
30


Últ. comentários
pelo visto o plano do governo nao deu certo..
"Se as contas forem feitas de acordo com toda a ág...
Sinceramente estava mais que na altura... já a his...
Como é que é possível a média em Portugal ser de 1...
é isso ai, Alan, vc já expressou mto bem as palavr...
Parabéns á Sofia Guedes Vaz, pelo belo projeto des...
hf4YJU <a href=\"http://ukuhehkemvit.com/...
Está na hora do PS se ir embora
"As empresas de construção têm à sua disposição um...
Realmente, como é que jornalistas e quercus fazem ...