Este Blog pretende ser também um traço de união entre quem sente, interpreta e decide o Ambiente e a Qualidade de Vida.
Quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2006

F48-a14.jpg «PALADINO DO PENSAMENTO AMBIENTAL»

No dia 25 de Janeiro de 2006, o Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, Francisco Nunes Correia, presidiu ao Acto de Recepção do espólio documental dos arquitectos paisagistas Francisco Caldeira Cabral, Gonçalo Ribeiro Telles, António Viana Barreto e Ilídio de Araújo, oferecido à Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, integrada actualmente no Ministério do Ambiente, tendo em vista a sua salvaguarda e divulgação.

O Ministro Francisco Nunes Correia destacou, oportunamente, a contribuição inovadora e precursora dos mencionados Arquitectos Paisagistas no domínio das “políticas e práticas de ambiente e de ordenamento do território”. Trata-se de uma “contribuição muito válida na sua visão e intervenção sobre a paisagem natural e cultural e nas suas perspectivas de criação e transformação, numa óptica de sustentabilidade”.

De harmonia com as palavras proferidas pelo Ministro do Ambiente, o Professor Gonçalo Ribeiro Telles é o “paladino do pensamento ambiental e de ordenamento”. O Professor tem uma “carreira destacada de projectista na área da Arquitectura Paisagista e de interveniente na vida pública e cultural”, desenvolveu projectos de espaços públicos exteriores associados a uma «visão estratégica e integradora sobre a paisagem, quer urbana, quer rural, criando o conceito de «paisagem global»”.

Gonçalo Ribeiro Telles foi o “1.º Subsecretário de Estado do Ambiente no Portugal Democrático, depois Secretário de Estado e mais tarde Ministro da Qualidade de Vida, dando corpo a um conjunto de políticas de ambiente, conservação da natureza, ordenamento do território e planeamento urbanístico, que estão na origem de muitas das políticas da actualidade”. Assim, participou na concepção de instrumentos para a sustentabilidade, como a Reserva Agrícola Nacional e a Reserva Ecológica Nacional.

Pensador, Professor, Governante, Legislador, Vereador, Deputado e Projectista, Gonçalo Ribeiro Telles participou na concepção de espaços públicos emblemáticos, como o Parque da Fundação Calouste Gulbenkian e o Parque Amália Rodrigues, situados na Cidade de Lisboa. Por tudo isto, a Secção do Ambiente e da Qualidade de Vida do PS não podia deixar de destacar a contribuição deste Homem invulgar e exemplar, precursor das ideias e das práticas do Desenvolvimento Sustentável.

PEDRO FRANCO
(Geógrafo)
publicado por saqv_ps às 00:46

Mau... Então e os contributos de Francisco Caldeira Cabral?? São até mais válidos quanto a mim. A relação entre Gonçalo Ribeiro Telles e Francisco Caldeira Cabral processava-se da seguinte maneira: Gonçalo Ribeiro Telles dava a cara, e Francisco C.C. dava o trabalho! Um adora protagonismo e o outro não, o que não torna um melhor que o outro! Acho cá uma graça!
MTCC a 15 de Março de 2007 às 11:34

Justo tributo.
Edd a 21 de Fevereiro de 2006 às 10:36



mais sobre mim
pesquisar
 
Fevereiro 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

12
13
15
17
18

19
20
21
24
25

26
27
28


Últ. comentários
pelo visto o plano do governo nao deu certo..
"Se as contas forem feitas de acordo com toda a ág...
Sinceramente estava mais que na altura... já a his...
Como é que é possível a média em Portugal ser de 1...
é isso ai, Alan, vc já expressou mto bem as palavr...
Parabéns á Sofia Guedes Vaz, pelo belo projeto des...
hf4YJU <a href=\"http://ukuhehkemvit.com/...
Está na hora do PS se ir embora
"As empresas de construção têm à sua disposição um...
Realmente, como é que jornalistas e quercus fazem ...