Este Blog pretende ser também um traço de união entre quem sente, interpreta e decide o Ambiente e a Qualidade de Vida.
Sábado, 31 de Janeiro de 2009

 

Portugal é um dos cinco países da União Europeia com o melhor processo de certificação energética dos edifícios, afirmou hoje à Lusa Martin Elsberger, responsável na Comissão Europeia pelos trabalhos de implementação da Directiva a nível europeu.

 

Portugal faz parte do «Top 5», junto com a Dinamarca, Holanda, Alemanha e Irlanda, dos países com os melhores processos de certificação energética a nível europeu, afirmou o Elsbergerl, que se reuniu em Lisboa com a ADENE-Agência para a Energia, para discutir o processo de implementação do Sistema de Certificação Energética em Portugal.

 

«O que vimos em Portugal é que as autoridades encontraram uma solução para implementar a Directiva de forma eficiente e pragmática», afirmou à Lusa, acrescentando que do que viu até «Portugal escolheu uma forma bastante eficaz de implementar a Directiva, com uma boa focagem nos pontos cruciais deste ponto da legislação».

 

A qualidade dos certificados de performance energética e o nível de exigência nos requisitos para os especialistas de certificação, para além da formação específica que recebem, foram alguns dos pontos destacados pelo responsável europeu.

 

Martin Elsberger recomendou que Portugal «continue a trabalhar da forma que está a trabalhar» neste processo, salientando que deve manter «este esquema porque alguns Estados-membros escolheram uma forma menos eficaz e talvez de menor controle dos mecanismos de certificação, o que irá, quase de certeza, ter efeitos negativos para esses países». Disse.

 

O responsável sublinhou a importância da certificação energética dos edifícios como instrumento fundamental da política europeia de combate às alterações climáticas através do aumento da eficiência energética, mas destacou também a importância dos mesmos para impulsionar a indústria da construção numa altura de crise económica global.

 

O representante defendeu que «em primeiro lugar» é preciso «estimular a indústria de construção de novos edifícios, mas também o mercado de renovação dos edifício», cuja certificação em Portugal «permitirá atingir o objectivo fixado pelo Governo de reduzir o consumo de energia em 15 por cento até 2015», considerando ser «um objectivo exigente mas alcançável quando se reage desde o início e de forma adequada num dos sectores que mais consome, o dos edifícios».

 

Martinn Elsberger explicou que «o consumo médio de energia nos edifícios a nível europeu é de 40 por cento do total de energia consumida e sabemos que poderemos poupar entre 12 a 13 por cento desse total», concluindo «o facto de estarem à frente na certificação energética dos edifícios poderá significar que a maior parte do objectivo português pode ser atingida nesse sector».

 

 

Fonte: CONFAGRI

publicado por saqv_ps às 16:55
sinto-me: Parabéns


mais sobre mim
pesquisar
 
Janeiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
16
17

18
19
23
24

25
26
28
29
30


Últ. comentários
pelo visto o plano do governo nao deu certo..
"Se as contas forem feitas de acordo com toda a ág...
Sinceramente estava mais que na altura... já a his...
Como é que é possível a média em Portugal ser de 1...
é isso ai, Alan, vc já expressou mto bem as palavr...
Parabéns á Sofia Guedes Vaz, pelo belo projeto des...
hf4YJU <a href=\"http://ukuhehkemvit.com/...
Está na hora do PS se ir embora
"As empresas de construção têm à sua disposição um...
Realmente, como é que jornalistas e quercus fazem ...