Este Blog pretende ser também um traço de união entre quem sente, interpreta e decide o Ambiente e a Qualidade de Vida.
Terça-feira, 26 de Janeiro de 2010

 
Reflectindo as preocupações nacionais em torno desta temática, encontra-se em constituição no nosso país  uma Plataforma Tecnológica para a Redução das Emissões de CO2, num projecto liderado pela EDP, Tejo Energia, Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) e Universidade de Évora, mas que está aberto a participantes diversos. Sobretudo os que sentem preocupações em torno desta temática.
 
A plataforma neste momento conta apenas com empresas, organismos públicos e representantes do sistema científico e tecnológico nacional. EDP, Tejo Energia, Turbogás, Cimpor, Secil e Galp constituem o rol das empresas intervenientes. Do lado dos organismos públicos está a Direcção-Geral de Energia e Geologia, a Agência Portuguesa do Ambiente e a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental. Entre os representantes do sistema científico, encontra-se a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, o Instituto Superior Técnico, a Universidade de Évora e a Universidade Fernando Pessoa. 

Presentemente a Plataforma está numa fase inicial e informal de recolha de sugestões e expectativas. Mas espera-se que a mesmo avance rapidamente para uma fase de consolidação, com a estabilização  e formalização de uma entidade com recursos satisfatórios, actividades planeadas e acções de comunicação e de intervenção organizadas.
 
O grande objectivo desta nova entidade é promover e facilitar a adopção de soluções tecnológicas para reduzir as emissões de CO2 associadas a processos industriais. Tendo presente este objectivo, prevê-se que a plataforma seja um fórum aberto e informal de discussão e divulgação das soluções mais adequadas e dos obstáculos mais significativos a ultrapassar para reduzir as emissões de CO2. 
 
publicado por saqv_ps às 22:25


mais sobre mim
pesquisar
 
Janeiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
13
15
16

17
18
19
22
23

24
25
30

31


Últ. comentários
pelo visto o plano do governo nao deu certo..
"Se as contas forem feitas de acordo com toda a ág...
Sinceramente estava mais que na altura... já a his...
Como é que é possível a média em Portugal ser de 1...
é isso ai, Alan, vc já expressou mto bem as palavr...
Parabéns á Sofia Guedes Vaz, pelo belo projeto des...
hf4YJU <a href=\"http://ukuhehkemvit.com/...
Está na hora do PS se ir embora
"As empresas de construção têm à sua disposição um...
Realmente, como é que jornalistas e quercus fazem ...