O Museu de Ciência da Universidade de Coimbra lançou o concurso “Diários da Biodiversidade” de Fevereiro a Dezembro, e desafia os “pequenos cientistas portugueses” a juntarem num diário toda a informação sobre os animais, plantas e fungos que os rodeiam.
Podem participar jovens até aos 18 anos, em equipas de dois a cinco elementos. O desafio é “observar a natureza durante um período alargado de tempo, que pode ir de um mês a quase um ano, e elaborar um diário com as características mais importantes dos seres vivos que descobriram”, através de textos, ilustrações, fotos e outros meios.
A supervisão de um adulto é obrigatória, sendo ele professor, encarregado de educação ou membro da família.
"Como o projecto se desenvolve até ao final de 2010, existe a possibilidade de se observarem as alterações da natureza relacionadas com as várias estações do ano", frisa Carlota Simões, da direcção do Museu da Ciência.
Os trabalhos deverão ser enviados para o Museu da Ciência da UC até ao final do ano.
Além dos “Diários da Biodiversidade”, este Museu tem em curso o projecto “Os Bichos”. Esta iniciativa consiste na “recolha de histórias tradicionais relacionadas com zoologia, mas também na identificação de conhecimentos empíricos de pesca, pastorícia, pecuária, que possam ter sido usados - ou ainda sejam usados - por pescadores, pastores ou produtores de gado nos seus diversos ofícios”.
in Ecosfera - Público